Como escolher a cultivar de trigo ideal para sua lavoura?

O primeiro passo para obter sucesso com a lavoura é fazer um planejamento.

Pesquisar e analisar qual é a melhor cultivar de trigo para a sua propriedade levando em conta as culturas sucessoras, o zoneamento agrícola, a época indicada para semeadura e as principais doenças e pragas presentes na sua região é fundamental para o sucesso da safra.

 

O Zoneamento Agrícola de Risco Climático (Zarc) tem o objetivo de reduzir riscos relacionados aos problemas climáticos, identificando a melhor época para plantar, levando em conta a região, a cultura e os diferentes tipos de solo. É uma ferramenta crucial para o apoio à tomada de decisão para o planejamento e a execução de atividades agrícolas, políticas públicas e seguridade agrícola.

O Zarc conta com dados coletados em cerca de quatro mil estações meteorológicas espalhadas pelo País. Por meio de quatro variáveis – município, tipo de solo, cultura e ciclo da planta – o sistema apresenta a época do ano mais indicada para a semeadura e as taxas associadas de risco de perdas – até 20%, 30% e 40%. (Embrapa, 2021)

 

A escolha da cultivar correta é peça-chave para alcançar altas produtividades, pensando nisso separamos 3 dicas para que a sua escolha seja eficiente:

  1. Defina o tipo de produção e objetivo: Primeiramente, defina o tipo de trigo que deseja produzir  e qual o objetivo. O trigo “duplo propósito” pede por cultivares com ciclo mais longo, já um plantio de trigo de sequeiro requer cultivares com alta sanidade e com melhor tolerância a seca;
  2. Leve em consideração a localização da propriedade: A escolha da cultivar deve ser realizada em função da localização de sua propriedade, minimizando possíveis perdas e alcançando a produtividade esperada;
  3. Observe as características das cultivares: Escolha cultivares com características que lhe interessam e de acordo com a sua lavoura. Não se esqueça de observar as características agronômicas e as exigências da cultivar quanto ao manejo.

Confira em nosso site na aba Sementes -> Trigo as opções de cultivares para diferentes objetivos, entre em contato conosco através do whatsapp para maiores informações!