- Acesso Restrito
Inicial Sobre Nós Notícias Tarde de Campo Contato

Produzimos semente de soja Certificada e Fiscalizada padrão CESM/RS desde 1967, numa área de aproximadamente 1.200 ha. sendo parte da área irrigada, possuímos 345 ha. Irrigados, com 4 pivôs centrais. Fazemos rotação de culturas, no verão com milho, soja, capim italiano e sorgo e no inverno com aveia branca, aveia preta, trigo e triticale. Plantamos de acordo com o zoneamento agrícola e o manejo da lavoura é todo em plantio direto.

Clique aqui e conheça as nossas cultivares.

Produzimos Sementes de Trigo Certificadas e fiscalizadas, desde 1967 primando sempre pela qualidade da produção com cultivares de trigo superior.

Acredita-se que o trigo, como é conhecido hoje, seja originário de gramíneas silvestres, que se desenvolveram nas proximidades dos rios Tigre e Esfrates (Ásia), por volta dos anos 10.000 a 15.000 AC. Contudo, os primeiros registros encontrados datam o ano de 550 AC, o que leva a concluir que já é cultivado a mais de 2.000 anos. Os trigos primitivos tinham espigas muito frágeis, que quebravam com facilidade quando maduros. As sementes eram aderidas às pontas florais. Foram necessários muitos anos de seleção natural e artificial para chegar aos tipos de trigo agora conhecidos.

Clique aqui e conheça as nossas cultivares.

A cultura do milho é uma das atividades fundamentais na Fazenda Santo Isidoro da família Stedile, ocupando significativo espaço como atividade econômica e técnica (rotação de culturas). Ocupa atualmente 40% da área cultivada no verão.

A produção de milho tem como destino o consumo próprio, silagem e ração para alimentação de bovinos de leite, venda de grãos para consumo animal e humano, fábrica de rações e indústria alimentícia.

Clique aqui e conheça as nossas cultivares.

L E I T E: Produção de Leite à Pasto,com Suplementação.
A atividade leiteira já é uma tradição da Família Stedile, desde a década de 60 quando produzia apenas para o consumo da fazenda.

Em 1992 iniciou-se um projeto de investimento na pecuária leiteira,com instalações visando o máximo conforto, vacas e novilhas de alto padrão genético, ordenhadeira tipo espinha de peixe duplo 16X32 com sistema computadorizado Delaval, um resfriador de leite com capacidade de 10.000 litros e fábrica de rações com capacidade de 6 ton/hora e estocagem de 100 ton de ração pronta,6 silos para silagem de milho e pré-secado com capacidade total de 12.500 ton,e um sistema de tratamento de dejetos composto de separação de sólidos e uma estação de tratamento de efluentes(ETE), com capacidade de 50 metros cúbicos/dia, gerenciado em conjunto com os filhos, Eng. Agr. Joacir Angelo Stedile e Eng. Agr. Fernando Henrique Stedile.

Leia mais sobre nossa produção de leite.

Qualidade de Semente de Soja - 10/06/2015

por Silmar Peske*

A qualidade da semente de soja é essencial para a obtenção de um estande adequado de plantas, pois a semente, quando colocada no solo para germinar e emergir, normalmente encontra condições adversas de umidade e temperatura, entre outros fatores. Uma semente de alta qualidade possui maior chance de superar estas condições.

Para a obtenção, determinação e avaliação da qualidade, várias tecnologias, processos e equipamentos são utilizados, de tal forma que as empresas de sementes quando colocam um lote de sementes para venda, possuem confiança de que uma população adequada será obtida. As sementes possuem uma qualidade mínima para poderem ser colocadas a venda, que no caso da germinação é de 80%.

A qualidade envolve vários aspectos como pureza genética, germinação e vigor, pureza física e qualidade sanitária. Dentre estes, a pureza genética se destaca, pois esta é a que delimita o potencial produtivo de uma cultivar, possuindo, para fins de comercialização, um padrão máximo de contaminação.

A germinação e o vigor informam o potencial de se obter um estande adequado no campo e aumento de produtividade (sementes de alto vigor produzem mais), enquanto a pureza física informa a presença de material indesejável junto a semente, possuindo uma percentagem mínima de 98%.

Quanto à sanidade, é importante que a semente não transmita doenças, não possuindo padrões para comercialização.

Num sistema de sementes, o objetivo é possuir sementes de alta qualidade das variedades melhoradas, pois é através dela que o agricultor receberá todos os avanços que uma cultivar melhorada traz consigo, como um alto potencial produtivo, resistência a doenças, insetos, seca, precocidade, hábito de crescimento, entre outros. Grande parte do aumento de produtividade da soja deve-se aos programas de melhoramento que colocam no mercado a disposição do agricultor, cultivares superiores veiculadas através de suas sementes.

Felizmente há percepção, por parte do agricultor, de que a semente necessita ter qualidade para desempenhar seu papel, buscando junto as empresas de sementes o material que deseja plantar. Atualmente, no caso de falhas no estande, o agricultor (em geral) busca identificar as causas antes de verificar a história das sementes que utilizou. Isto é um bom sinal. As empresas de sementes possuem programas de controle interno de qualidade, assim como processos de rastreabilidade para minimizar a colocação no mercado de sementes de baixa qualidade.

A evolução da qualidade das sementes foi tal, que atualmente grande parte das sementes recebem tratamentos específicos para aumentar seu desempenho já nas unidades de beneficiamento. Este tratamento só é possível em sementes de alta qualidade, pois caso venham a apresentar menos de 80% de germinação não poderão ser comercializadas.

É bom lembrar que uma semente certificada de alta qualidade não custa, ela VALE!

*Autor: Silmar Peske é Especialista em Ciência e Tecnologia de Sementes e Consultor Técnico da Revista SeedNews

Para mais informações, ligue grátis 0800 541 3146
 
 
Stedile Sementes

Para entrar em contato ligue grátis 0800 541 3146 ou envie-nos um e-mail henrique@stedile.com.br.

Escritório: Rua uruguai, 527 - caixa postal 532 - Fone/Fax: (54) 3311 4900
CEP 99010-110 - Passo Fundo - Rio Grande do Sul - Brasil
Desenvolvido por Webb House